Proteja-se Online: Um Guia Abrangente de Segurança Cibernética para Adolescentes e Nerds
Você sabia que em 2022 o Brasil sofreu um aumento de 19% em ataques cibernéticos? Sabia que o país representa cerca de 40% de todas as invasões na América Latina? Bom, provavelmente você não sabia disso, porque, na verdade, todo mundo fala sobre segurança na internet, e isso é algo com o qual você deve ter cuidado. No entanto, nem sempre vão te ensinar o que você deve fazer para se proteger online.
Este é um assunto complicado, pois as duas gerações mais recentes são as que estão mais familiarizadas com a internet. No entanto, mesmo que sejam familiarizadas, ainda são os alvos que costumam ser atacados mais frequentemente. Isso não ocorre porque não sabem mentir nem sobre a internet, ou porque não estão acostumados, mas sim porque as gerações mais recentes passam tanto tempo na internet que é provável que acabem sofrendo algum ataque.
Ao contrário das gerações mais antigas, que sofrem ataques porque não sabem muito sobre como mexer na internet, quais links devem clicar e coisas do tipo, as gerações mais recentes são alvos por causa do vício. Isso acontece porque a internet é um vício que vai te prender e não vai te soltar pelo resto da sua vida. Como todos os vícios, existem pessoas que vão aproveitar-se das fraquezas que todos nós temos em nossas contas nas redes sociais.
A proteção na internet é especialmente importante para crianças e adolescentes que estão apenas começando a entrar nesse mundo. Pode ser algo que você pense que eles já sabem, pois nasceram na época da internet. No entanto, muito provavelmente eles não sabem, pois não viram a transição que ocorreu e não perceberam que pode haver coisas ruins na internet.
Lista do Conteúdo do artigo
O que são ataques cibernéticos?
Ataques cibernéticos, também conhecidos como hacks, são ataques realizados por pessoas a dispositivos que não lhes pertencem. Com o objetivo de saquear informações de contas bancárias, informações pessoais ou qualquer outra coisa que tenham em mente. Às vezes, eles atacam apenas por diversão e conseguem fazê-lo.
Mas o que você pode não saber, ou talvez saiba pouco, é que você pode prevenir esses ataques. Enquanto esses ataques são muito frequentes e podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, eles não são invencíveis. A segurança cibernética é o nosso primeiro passo para evitar todos esses problemas.
Como se proteger de ataques cibernéticos?
Existem muitas maneiras de se proteger de ataques hackers na internet. Você provavelmente já conhece os conceitos básicos que todos usam diariamente, como ter uma senha forte, não usar a mesma senha em várias contas, ter cuidado em redes públicas e não permitir autorizações de qualquer site ou aplicativo que esteja em seu celular. No entanto, há algumas medidas específicas nas quais você também pode se interessar.
Autenticação de 2 fatores.
A autenticação de dois fatores é uma forma de proteger sua conta. Normalmente, ao fazer login em sua conta, você só precisa inserir sua senha. No entanto, se você estiver fazendo login em um dispositivo diferente do normal, poderá ativar a autenticação de dois fatores. Isso significa que, além de sua senha normal, você precisará inserir um código que será enviado para o seu celular. Isso impede que alguém que tente entrar não consiga acessar seu código de autenticação.
Fique atento a links suspeitos.
Isso deve ser uma regra básica que todos devem conhecer. Infelizmente, muitas pessoas não conhecem, e, mais uma vez, é o principal motivo pelo qual as pessoas acabam sendo hackeadas. Se por algum motivo você receber um e-mail com um link aleatório, nunca deve clicar nele, pois não faz sentido receber um e-mail com um link. Muito provavelmente, será um vírus.
Informações pessoais.
O nome já diz tudo, as informações são pessoais. Portanto, elas devem permanecer com você. Evite compartilhar informações como dados da sua conta, número de celular e endereço na internet, pois qualquer pessoa pode vê-los e rastreá-los de alguma forma.
Use antivírus para aumentar sua segurança.
Este é o método mais básico de todos e também deve ser o método que todos usam diariamente. Ter um antivírus instalado em seu dispositivo é essencial. Mesmo que seu dispositivo esteja funcionando bem, ele pode já estar infectado por algum hacker. Ele pode não estar causando danos ao seu computador, mas pode estar observando, aguardando por uma oportunidade útil.
Atualize regularmente seus softwares.
Os aplicativos costumam receber atualizações, que as pessoas tendem a considerar como algo rotineiro e não muito importante. No entanto, na verdade, essa é uma das partes mais importantes para garantir uma maior segurança. Mantenha os aplicativos com dados pessoais sempre atualizados, pois deixar uma aplicação sem atualização por muito tempo pode abrir uma brecha para que algum hacker entre.
Para sua segurança faça backup de dados.
Se você quer proteger de verdade sua conta, uma medida importante é fazer backup de dados. Se você trabalha com dispositivos eletrônicos, isso é essencial. Sempre que possível, faça backups dos seus dados para garantir que você os tenha salvos. Se algum dia você for hackeado, poderá simplesmente fechar tudo em seu computador e ter seus dados salvos em segurança, em um pendrive ou outro dispositivo.
E aí o que você aprendeu hoje?
Espero que este artigo sobre segurança na internet te ajude a se proteger. A internet algum dia ultrapassará qualquer método de comunicação, e essa é a razão pela qual a proteção contra ataques cibernéticos é cada vez mais importante. Aprender desde cedo como fazer essas pequenas coisas pode te poupar muitas dores de cabeça no futuro. Para se proteger, basta não clicar em links suspeitos, não baixar aplicativos não validados e não baixar vídeos e fotos suspeitos quando estiver navegando em sites não protegidos pela Google ou pelo mecanismo de busca que você está usando.