Iniciação à Programação: Um Guia Passo a Passo para Adolescentes Nerds que Querem Aprender a Codificar

Iniciação à Programação: Um Guia Passo a Passo para Adolescentes Nerds que Querem Aprender a Codificar

Atualmente, uma das áreas com os melhores salários, menor quantidade de profissionais e maior quantidade de serviço disponível é a programação. Sendo essa a tão falada profissão do futuro, hoje te mostraremos tudo o que você precisa para começar no mundo da programação.

Além, é claro, de quais são as principais linguagens atuais, que podem ser aprendidas facilmente, estudando com o material certo e da forma correta. Lembrando que além das quatro opções apresentadas ao longo do artigo, também existem dezenas de outras linguagens de programação.

O que é necessário para começar na programação?

Antes de tudo, é muito importante que você entenda o que é importante para que você comece a explorar o mundo da programação, a seguir mostraremos três dos principais elementos. Por mais que existam mais dicas, apenas com essas três, será perfeitamente possível começar a estudar programação.

Mas, recomendamos fortemente que após construir uma base utilizando essas dicas, você busque dicas mais avançadas para se aprimorar como programador. Dito isso, confira a seguir as principais dicas, que quando aplicadas te auxiliarão na hora de começar a trilhar o caminho da programação.

Um computador razoável

Primeiramente temos a máquina que você utilizará, assim como o ferreiro tem o seu martelo como ferramenta de trabalho, o programador tem o computador. Então, um bom computador é algo fundamental tanto para facilitar sua vida na hora de programar, quanto para conforto na hora de estudar.

Mas, não precisa se preocupar, pois com um valor que cabe no bolso é possível realizar a compra de um bom computador para começar a programar. Busque um computador com ao menos 8 GB de RAM, uma placa de vídeo razoável, um processador i5 e também uma fonte de qualidade.

Paciência

Tendo um computador razoável em mãos, também é muito importante que você tenha algo que o dinheiro não pode comprar, estamos falando de paciência. Não comece a estudar pensando que no primeiro dia você já estará no nível de um especialista com anos de programação.

Pois, esse será um caminho longo, ao começar a estudar, não pule etapas, pise no freio quando necessário e não se preocupe com as suas dificuldades em certos pontos sobre programação. Isso será fundamental para alcançar um conhecimento sólido e consistente no mundo dos programadores.

Escolher uma Linguagem de programação

Escolher uma linguagem que combine com você é uma das coisas mais importantes quando pensamos em começar a estudar para se tornar um programador. Quando pensamos em linguagens, existem opções quase infinitas, te permitindo escolher a que melhor se encaixe em você.

Existem linguagens mais indicadas para quem gosta de trabalhar com games, já outras linguagens são mais indicadas para criar sites, nesse caso. Selecionar a linguagem que melhor te agrade é algo fundamental para que você possa desempenhar bem a sua função como programador.

Qual linguagem de programação escolher?

Agora a pouco mencionamos que existem opções de programação quase infinitas, então qual delas escolher? Para selecionar a mais indicada para você é importante testar um pouco de cada. Mas, por estar começando, o mais indicado é começar pelas opções de linguagem mais simples.

Selecionamos quatro das melhores opções de linguagens de programação para quem está começando a estudar sobre o tema e não faz a menor ideia de por onde começar. Mas, mesmo sendo uma opção mais simples de programação, ainda existe bastante serviço com essas linguagens.

Então, você não terá dificuldade alguma para encontrar empresas contratando profissionais que conhecem as linguagens de programação em questão.

Java

Começando pelo Java, essa linguagem ficou extremamente famosa pelo jogo Minecraft, que desde a sua criação até os dias de hoje, permanece utilizando essa linguagem. Logo, é de se imaginar que essa linguagem de programação conta com mais serviços voltados para o mundo dos games.

Segundo o site Tiobe Index(conteúdo em inglês) o Java está entre as 5 linguagens de programação mais usadas no momento desse post, ficando atrás do Python, C e C++.

O diferencial dessa linguagem é que ela é uma das mais utilizadas até os dias de hoje. Se você aprender Java, certamente poderá aprender qualquer outra linguagem posteriormente. Tendo em vista é uma linguagem orientada a objetos, e essa estrutura está presente na maioria das outras linguagens de programação.

Java também se destaca por sua versatilidade, podendo ser usada tanto font-end como no back-end. Com Java você poderá criar softwares para desktops e também mobile(celulares e tabletes).

Python

A segunda linguagem de programação da lista é a Python, sendo essa uma das opções mais famosas de programação, então se você está procurando uma maneira de ter a sua disposição um grande número de serviços, pode contar com o Python. Para estudar e trabalhar com Python não é necessária muita coisa.

Existindo muitos materiais de estudo completamente gratuitos, que com um rápido acesso no YouTube você pode ter acesso, entendendo rapidamente como a linguagem funciona. Então, para quem busca praticidade, simplicidade e não sabe a qual recorrer, o Python é a melhor opção para você.

Scratch

Porém, se mesmo assim todas as opções de linguagem já mencionadas ainda forem complicadas demais para você, o scratch é perfeito para você. Pois, o Scratch tem como principal proposta ser uma maneira simples de entrar no mundo da programação, aprendendo o suficiente para montar uma base.

Que te permitirá posteriormente estudar linguagens mais complexas, essa linguagem é visual, então para quem quer trabalhar com jogos, ela é perfeita. Tal como o Python, existe muito material completamente gratuito, e você pode estudar sem precisar de muitos programas para isso.

Ruby

Por fim, temos o Ruby, sendo essa uma das opções mais indicadas para iniciantes que desejam trabalhar montando sites utilizando programação. Com a Ruby, você não terá nenhuma dificuldade para aprender a maneira certa de montar sites profissionais, podendo ganhar muito bem com isso.

Algo excelente para quem está procurando uma maneira de começar a trabalhar com programação e quer fugir de lidar com linguagens visuais. Mesmo não sendo uma opção tão conhecida, existem muitos serviços que utilizam essa linguagem de programação, te permitindo trabalhar sem medo de não encontrar serviço.

Com certeza para quem quer começar no mundo da programação, e se encontra no momento sem um norte, começar aprendendo Ruby é uma decisão excelente. Pois, desta forma você aprende de uma maneira simples, mas sem abrir mão de ter muito trabalho a sua disposição. 

Lembrando que esses serviços mesmo sendo simples, ainda assim pagam muito bem, te permitindo utilizar a programação como principal fonte de renda.

Francisco Nunes

Trabalho na internet desde 2018, criando conteúdo para blogs e YouTube. Atualmente cursando Análise e desenvolvimento de sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *