Criando um Universo de Jogos: Uma Jornada nos Bastidores do Desenvolvimento de Jogos
Ei, você que está lendo isso, você já jogou um jogo alguma vez na vida? Isso parece uma pergunta estranha porque, na verdade, ela não tem muita resposta, é claro que você já jogou jogos. Todo mundo já jogou, jogos não tem que ser especificamente apenas jogos de celular ou de computador, ou de PlayStation. Eles podem ser jogos de tabuleiro, jogos de cartas de alguns entre amigos, tudo conta.
O importante é que todo mundo já jogou jogos alguma vez na vida e se você já tem uma certa idade, você vai conseguir ver a mudança que os jogos tiveram em pouquíssimos anos. Se você olhar para um jogo do ano de 2010, você nem vai conseguir comparar ele a um jogo do ano de 2020. Em apenas 10 anos uma mudança tão grande parece ser inacreditável.
E também com o aumento da tecnologia começaram a ser criados vários tipos de jogos. Eles até começaram a ser divididos entre gêneros para ser mais fácil distinguir um dos outros. Enquanto os jogos vão mudando, a forma que eles são feitos. Também vão se desenvolvendo, ficando cada vez mais complicado para conseguir alcançar os padrões exigidos hoje em dia.
Mas no meio dessas informações todas, você já se perguntou como um jogo realmente é feito? O que se passa por trás dos bastidores do desenvolvimento de jogos? Se essa era a sua pergunta, então está na hora de eu te ajudar a responder porque é uma pergunta muito boa e tenho certeza que a resposta vai te agradar muito. Vamos ver agora como será possível.
Lista do Conteúdo do artigo
Por onde começou tudo?
Você já jogou um jogo tão incrível que você não consegue imaginar ninguém sendo capaz de escrever uma história tão incrível dessa maneira? Porque você sentiu assim, até porque os criadores fizeram um bom trabalho, me senti que se que criar esse jogo não foi fácil, até porque para criar um jogo você precisa passar por várias etapas que demoram anos, isso é se você quiser um jogo que faça muito sucesso.
E agora o que as empresas vão fazer deve fazer?
O primeiro passo é muito simples e ele vai ser a ideia do videogame que eles querem criar. Empresas não podem simplesmente criar um jogo sem ter ideia do que quer do que se é esperado que ele seja. Primeiramente devem ter uma ideia de como vai ser a história e também claro eles têm que escolher o tipo de videogame, se irá ser RPG, se eles querem multijogador, mundo aberto, ou qualquer outro tipo de gênero que existe.
Escolha um design para o jogo.
Quando isso estiver feito, os criadores vão ter que escolher um design para o jogo. Jogos não podem simplesmente ter um estilo artístico aleatório que vai mudando de cenário para cenário, é preciso ter algo sólido que não vai mudar nunca para que as pessoas consigam Conectar o seu jogo ao seu criador. Claro nessa parte de design não só o estilo é bom, mas você também tem que definir uma Vibe para o jogo.
Trabalhe em detalhes mais minuciosos.
A questão do jogo não tem apenas a ver com a vibe que a empresa vai ter dele ou do design que ele vai possuir, também é muito importante que a empresa tenha um plano sobre o que quer fazer com ele. Eles precisam já ter tudo planejado antes criar o jogo como ter um roteiro. A história completa porque se eles fizerem histórias incompletas, muito provavelmente vão acabar se perdendo no meio.
Isso é um detalhe muito importante: o seu roteiro tem que estar perfeito. É preciso que também, se você for criar um jogo, que você queira que tenha um investimento maior. Sempre precisará que ter ajuda de alguma equipe para que você não tenha apenas a sua visão presa, mas também que tenha visão de outras pessoas.
Qual são as maiores dificuldades de criar um jogo?
Tirando o jogo nem sempre vai ser algo completamente agradável. Isso porque no desenvolvimento de um jogo sempre vão haver lados positivos e lados negativos tanto no processo quanto no jogo em si. Mas isso é algo que os criadores vão ter que passar, porém, é uma realidade muito comum. Por isso vamos te mencionar alguns dos maiores desafios de criar um videogame.
Expectativa contra realidade
Isso é uma dificuldade muito comum, é praticamente presente em qualquer tipo de videogame, quando você vai criar um você tem aquela expectativa, aquela imagem mental de como será o seu jogo você trabalha muito para isso e compre todos os passos direitinho. Mas depois quando o jogo fica pronto por vezes pode não ser aquilo que você esperava e você acaba por ficar desapontado.
Isso é muito importante mencionar porque se você está pensando em criar um jogo, uma das partes mais importantes do processo é você não aspirar muito alto. Se você aspirar muito alto pode acabar ficando desiludido, principalmente se for o seu primeiro jogo. Agora se você já for mais experiente, já criou vários jogos, então eu acho que não tem nenhum mal você se deixar ir um pouco.
Organização do projeto
Se você pensa que as dificuldades acabaram, então pode se sentar de novo, pois elas apenas começaram. Existem várias dificuldades, eu não vou mencionar todas aqui porque seria um pouco longo, mas é normal que em grandes projetos aparecem grandes dificuldades. Mas organização do projeto é realmente uma das mais complicadas.
Organizar um projeto principalmente de um videogame é muito mais complicado do que você pode pensar. Você precisa não só ter uma organização forte, um ambiente de trabalho, mas no jogo em si você precisa organizar a história. Saber onde deve colocar o que será que esse quest fica aqui fica mais para frente em que etapa ele vai ficar.
Todas essas coisas importam muito, você precisa prestar atenção a elas logo de início para que depois no fim elas não acumulem e venham todas para cima de você.
E aí o desenvolvimento de um videogame é tudo o que você pensou que iria ser? Aposto que você descobriu muitas coisas escondidas que te agradaram.